terça-feira, 6 de setembro de 2011

E então, que quereis? - Neylor e Leandro (Banda Influência)


Link para download:
1.averdadeirainfluencia-e-entao-que-quereis.mp3
Em meados de 2001, em Campo Mourão, começa-se surgir mais um "movimento" nos eventos da cidade. Que até então estavam atrelados aos bailes gauchos nos clubes periféricos e nos arredores, que muitas aproveitavam a sinergia para oferecer música eletrônica e, também, as próprias "danceterias" periféricas ou centrais, além de festas promovidas em colégios por empresas chamadas comumentemente de "som eletrônico". Além de, é claro, os bailes sociais nos clubes centrais ou festas particulares como casamentos, formaturas, etc. E, também, grandes eventos em datas comemorativas como o aniversário da cidade no Parque de exposições, Carnavais de Salão e até, festas de rock´in roll em chácaras afastadas da cidade, onde rolavam, geralmente, músicas dos anos 1950-60-70 e, esporadicamente, repertórios com músicas dos anos 1980 (o dito Rock Brasileiro);

É deste último exemplo que surge o "movimento" supracitado no início do último parágrafo. Pois estas festas de Rock, que outrora eram feitas em lugares "mais afastados" e tinham um público bem direcionado, com músicos altamente influenciados pela cultura estrangeira começam a entrar na cidade em algumas Casas de Shows. Cito aqui uma casa chamada Café com Letras, circunvizinha da faculdade pública da cidade (Fecilcam). O que de certa forma, vinculava seu público ao público "universitário" da cidade. Este "movimento" teve seus "altos" principalmente com uma Banda chamada THC que me seu repertório trabalhava os grandes clássicos do rock.

Nesse interlúdio, no final da década de 1990 e começo dos anos 10 houve na cidade, com certesa algo proporcionado por um modelo de fora pra dentro, uma "moda" voltada às pessoas subirem ao palco para cantar, isto é, o Karaokê que aqui é representado também por uma "casa": o Manhatans, onde as pessoas se juntavam para cantar e recebiam notas de um programa de computador sobre seu desempenho/performance. O que também tomou lugar em outros lugares e outras festas. É interessante observar este fato pois este será importante para entendermos o processo de "democratização" (se é que dá pra chamá-lo assim!) da música da cidade e da região, o que, em minha opinião, dá a base para os trabalhos acústicos "que não enfatizam a afinação, técnica e timbres" e que fizeram tanto sucesso a nível regional e depois até nacional.

Voltando ao nosso assunto, isto é, num contexto de casas de rock e casas de karaokê ressurge uma casa voltada a um repertório de música brasileira em Campo Mourão. Porque digo "ressurge"? Exatamente porque antes houve lugares que privilegiaram este repertório no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. (Bares como: Talento, Coração de Melão, Dallas Bar, Caipirol, Texas Bar, etc.) mas que não tinham o mesmo público e nem o mesmo formato, pois se tratavam de casas muito voltadas à boemia e à nostalgia nas canções. E este que comenta-se aqui afigurasse mais aos barzinhos de MPB das maiores cidades do Estado.

O interessante é que não foi algo planejado para ser o principal produto desta casa nova e sim uma maneira de oferecer algo a mais para os clientes que surge novamente o MPB em Campo Mourão com uma equipe que posteriormente se chamaria de Banda Influência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário